23.9.05

À manivela

Ó gente, quando eu comecei nesse negócio de computador, no século passado (literal e figurativamente), o negócio era complicado. Vou contar prá vocês, mais novinhos do que eu, e juro que é verdade. Quando eu tinha quinze anos, resolveram, lá na minha muderníssima escola, fazer um curso de computação. Era opcional, à tarde, e eu, claro, resolvi participar. Era um curso de programação em BASIC!! (isso era uma linguagem de programação anti-diluviana).
Pois então. Os computadô, propriamente ditos, eram uns mundrungo da Prológica (TK 85's - prá quem é véio que nem eu)!! ligados nuns monitores de fósforo verde!! (gente, isso era moderno demais!!) e pasmem: não haviam drivers para disquetes (nem isso existia ainda!). A gente ligava um toca fitas na máquina e todo santo sacro dia, instalava o programa operacional com uma fita cassete!!. Juro, juro, juro!! Porque além de tudo, o computador ficava vazio - era como se você tivesse que instalar o Windows todo dia à manivela.
Mandaram uma professora chiquetrézima, acho que era da Embraer ou qualquer coisa parecida, que trabalhava com poderosos CP 500's com fita de rolo, do tamanho de armários em salas com ar condicionado.
O ponto da tela era um quadradão ENORME!! E que mané mouse, só um teclado chicletento, com as teclas de borracha!! Juro, juro, juro!!
Começamos a programar. Com aquela linguagem maravilhosa, demorava uns dois dias para programar um joguinho de forca (isso ainda existe?), que no final enforcava um bonequinho (estou sendo muitíssimo generosa com a figura), formado de uma cabeça quadrada e vários retângulos. Gente, eu ADOREI!!
Depois desse curso eles resolveram dar um curso para os professores da escola e eu era uma das professoras. Essa foi uma das experiências mais legais da minha vida - dar aulas para os meus próprios professores (do de física, eu me vinguei com requintes de crueldade!). E me ensinou muita coisa, mas disso falo um outro dia.
Nunca mais voltei a programar mas a minha paixão pela tecnologia já estava definitivamente instalada. Para sempre.
Por isso que hoje, quando paro prá pensar, não consigo deixar de me maravilhar com os computadores e a internet. Porque esse treco está mudando o mundo, gente. E eu estou vendo acontecer!!

Nenhum comentário: