19.10.05

Espelho, espelho meu

Cheguei em casa mais cedo na segunda feira, fui buscar o filhote no aeroporto. Assisti ao programa da Oprah. Fiquei chocada. Falavam de uma tal de Body Dismorphic Disorder (Transtorno Dismórfico Corporal). Nunca tinha ouvido falar nisso. As pessoas que sofrem desse transtorno se enxergam feias, às vezes até monstruosas, a ponto de não conseguirem sair de casa ou ficarem horas paralisadas (literalmente) na frente do espelho. Um horror! Um sofrimento sem fim. Sou eu, ou vocês também acham que a cada dia se fala de um "transtorno" novo? Transtorno Obssessivo Compulsivo, Transtorno de Déficit de Atenção, Transtorno de Somatização e por aí vai. Já sofríamos disso antes e ainda não tinha nome? Ou estamos adoecendo todos?
Numa das trocentas e doze palestras que eu assisti no ano passado durante a via crucis "seu filho é hiperativo", um dos palestrantes disse que a linha entre a normalidade e a doença é um continuum. Não há salto. E que se considera doença a partir do momento que atrapalha a vida dita normal. Porque desequilíbrios, todos temos.
Então, quando a nossa preocupação com a aparência, deixa de ser saudável e vira doença?
Porque tá ph*da, gente! Não tá, não? Cada vez pior.
Acho que essas atrizes e modelos famosas ao invés de ficarem propagandeando suas obras assistenciais deviam mesmo é se deixar fotografar sem maquiagem, luz adequada e retoques de Photoshop. Se é que elas, de verdade, querem fazer algum bem real à humanidade.
E nós aqui, pobres mortais, devíamos repensar a vaidade e cuidar da auto-estima. Porque sempre vai haver alguém mais bonito, mais inteligente, mais rico, mais talentoso, mais jovem; e se dependermos da opinião dos outros para construirmos nossa própria imagem, que consistência ela terá?

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá foda! A porra da grama do vizin "famoso" tá sempre mais verdin. Nós comemos nos mesmos lugares que as "gostosa siliconada" são comidas por olhares. Tô deixando o meu personnal network grandão mas só ele tá ficando então tô contratando o meu consultor de consultorias que diz que é Ph(o)dão. As armas hoje são muito aparentes e qualquer mané pode comprar! "Ah, bruta flor do querer, ah, bruta flor, bruta flor" C.V.