11.10.05

Mudou alguma coisa?

Estava eu a pesquisar o carnaval das antigas na internet quando encontrei um texto da Raquel de Queiroz do qual reproduzo um trecho:

"Os ricos, ou seja gente que pode gastar mais de vinte contos numa noite (sem incluir o preço da indumentária), enchem o Municipal, as boites, os grandes bailes dos hotéis de luxo. Convidam atrizes de Hollywood para que elas vejam que êles também sabem se esbaldar, fazem cruzeiros de iate a fantasia pelas águas da Guanabara, promovendo memoráveis farras em ignotos desembarcadouros da baía.
Chegam até a confraternizar com o carnaval de gafieira e escola de samba, muitos talvez por esnobismo, outros mesmo por singela alegria, porque, apesar do que parece, rico é de carne como nós.Tem dêles ruins, tem dêles bons, uns chatos, outros inteligentes, vários burríssimos, - enfim humanidade misturada como a daqui de baixo. A diferença dêles está quase tôda nos automóveis, nas residências, e na padronização. Sim, o pior de rico é que êles são por demais padronizados. O que um faz outro faz. Quando um inventa qualquer bossa bôba, pode jurar que todo o bando imita. Por exemplo, se uma môça rica dá para fazer cerâmica, ou abrir armarinho, (que elas chamam de boutique) tudo corre a amassar barro e a construir forninho da copa, ou passa a vender metro de pano por trás de um balcãozinho decapé. Ou talvez não se use mais decapé, não sei. Foi invenção dêles, também, bossa infernal para desmoralizar belos vinháticos e jacarandás. Por falar em jacarandás, e quando elas deram para ser decoradoras? E a mania dos arranjos florais? Davam de garra num pedaço de pau sêco, pintavam um abacaxi de dourado, juntavam uma cuia, um caco de barro, espetavam por cima um antúrio - era um arranjo floral. Sim, uma das coisas por que eu não gosto de rico é essa padronização. Até a gíria dêles é bôba, misturada de palavras em inglês, qual."

Não tá bem parecidinho com o povo de hoje? Fora que eu amei o português. Que bossa, não?

2 comentários:

Anônimo disse...

me too. beijo de arruda

Anônimo disse...

Esse texto está o máximo! Então os arranjos florais ,hahahahaha , ela disse o que sempre tive vontade de dizer.
Beijos