30.11.05

Menos é mais

Ontem um amigo que mora em Miami me ligou dizendo que tem uma proposta de trabalho para se mudar para Londres. E quis saber o que eu achava. Minhas experiências londrinas já tem quase vinte anos de idade e eu sou suspeita. Porque lá eu fui muito feliz. Disse isso a ele. Ele mora muito do bem em Miami, tem um empregão, as crianças já estão adaptadas, eteceteras e tales.
Mas Europa amigos, é outra história. Não me canso de admirar e invejar a relação deles com o trabalho. Nos Estados Unidos você tem sempre que ser o primeiro, o mais rico, o que trabalha mais, o mega super hiper plus. Lá, não. Lá o "nine to five" é prá valer. Enough is enough. Eles trabalham. São super concentrados, não tem conversa mole nem cafezinho durante o dia mas quando são cinco horas nos ponteiros do Big Ben, chega! Vamos prá casa, vamos pro pub, vamos viver. E as férias são sagradas.
Além disso, não faz tanta diferença assim se você é garçom ou médico, os salários são muito nivelados, então o ser humano pode, de verdade, escolher o que quer fazer. Porque é possível viver com dignidade sendo jardineiro, por exemplo.
Só vão para a faculdade os alunos excelentes, porque é caro e/ou dificílimo de entrar. Todo o resto dos mortais faz curso técnico e se dá por satisfeito (se bem que os cursos técnicos por lá são de primeiríssima qualidade - melhores que muitas das nossas so called universidades).
As casas são todas quase idênticas, construídas no final do século 19. Só tem um banheiro. Pequeno. Lembro que o sonho de consumo do casal com quem eu morava era um bidê. Porque a coisa mais fina do mundo era ter um banheiro onde coubesse um bidê. Quando eu disse prá eles que na casa da minha mãe tínhamos 3 banheiros, todos com bidê, eles acharam que ela era milionária.
Eles compram coisas, claro. Mas não feito a gente. Não há esse desespero pelo último modelo de seja lá o que for. Pelo menos, não havia. Não sei como está hoje. Não tem shopping, nem mega farmácias e os supermercados grandões ficam bem longe da cidade. São lojinhas. Açougue, verdureiro, a farmácia da esquina. Por lá, os pequenos negócios não foram dizimados pelas grandes redes.
Eles compram comida quase todo dia. O que estamos com vontade de comer hoje? É isso que vamos comprar. O de hoje. Amanhã a gente vê.
Eu invejo tanto isso! Claro que eu sei que aqui é impossível. Aqui temos que ganhar trocentos dinheiros para poder morar bem ou passar quatro horas dentro de um ônibus. Pagar uma boa escola ou estar sujeito à péssima qualidade da escola pública. Ser assaltado pelo plano de saúde ou morrer na fila do SUS.
Gente, já falei demais. É que às vezes me dá isso, sabe? Um desejo gigantesco de que a minha vida fosse um pouco mais simples. E mais leve.

..........................................................................

E onde foi parar o raio do reloginho do blogger? O de vocês também sumiu?

2 comentários:

Momento Descontrol disse...

Me deu um desejo gigantesco de ser inglesa. Chuif.

kellen disse...

boa, suzana!hahahaha
dani, meu reloginho tinha sumido, aí cliquei numa setinha no canto esquerdo, em baixo, e apareceu (acho que tava escondida a pestinha!)
beijinhos meninas!