18.8.05

Eu adoro SciFi

Pode parecer estranho.
Mulher, mais prá 40 do que prá 30, ficção científica. Não orrrrrna, né?

Quando eu tinha uns quinze ou dezesseis anos, estava lendo na aula de literatura com o livro escondido dentro do livro do colégio. De repente, o professor deu um grito:
"Daniela! venha já aqui e traga esse livro!"
(Ai, meu deus, fudeu, ele vai me matar, um livro de ficção científica, bem na aula de literatura)
Fui lá na mesa dele e ele disse:
"Pode prestar atenção na aula que esse assunto é importante. Deixa eu ver esse livro!"
Dei o livro. Ele pegou. Olhou pro livro, olhou prá mim e disse baixinho, com um sorrisinho cúmplice:
"Eu também adoro a Trilogia da Fundação"

Quem nunca leu (e pasme - muita gente!) não consegue entender essa paixão, mas eu tenho os argumentos mais lindos e metidos a besta prá convencê-los. Quer ver?
Ficção científica é filosofia.
Você estabelece premissas, cria um mundo baseado nessas premissas e depois explora as possibilidades e consequências desse mundo.
Por exemplo, no "Time enough for love" do Robert Heinlein (parece nome de livro da Barbara Cartland - mas eu juro que não é), tem um personagem que vive mais de mil anos.
Que tipo de consequências isso pode trazer? Com que grau de ceticismo uma pessoa assim encarara a vida e as pessoas? Como estabelecer relações de afeto e amor sabendo que todas as pessoas que você ama vão morrer enquanto você continua lá? (o Highlander tinha que ter saído de algum lugar - mas essa história é muuuuito mais interessante). Quais vantagens ele teria em relação aos outros? E por aí vai.
Lógico que tem SciFi porcaria, como em tudo nessa vida, mas um bom livro de ficção científica faz a gente pensar muito sobre infinitos assuntos.
Filosofia pura.
Mas como não é só de filosofar que vive um ser humano, agora eu vou dizer a verdade: ficção científica é muito divertido!!!
E o que pode ser melhor do que se divertir, viajando com esses caras e ainda aprendendo no caminho?

Nenhum comentário: