18.8.05

Olha o passarinho!!

Eu odeio foto. Não passei na fila da fotogenia nenhuma vez. As minhas fotos só saem razoáveis quando eu não sei que estão me fotografando ou me pegam de surpresa.
Foto para documento então, nem se fala.
Pois é. Lá vou eu, tirar foto para renovar o passaporte (a Marcia vem me enchendo o saco há meses, desde que venceu, prá eu tirar outro e renovar também o meu visto americano - nós temos um amigo que trabalha em uma companhia aérea, muito vip, e, de vez em quando ele descola umas passagens baratérrimas. Mas é sempre em cima da hora e se você não está com tudo em cima, fudeu).
Tirar foto para o passaporte significa uns 40 minutos para deixar o cabelo mais ou menos (cabelo cacheado é um porre! - quando ele resolve, ninguém dá jeito), uma maquiagenzinha para não parecer uma Mortícia e lá vamos nós.
A mocinha simpática põe você naquele banquinho que regula a altura. E gruda aquela data de presidiário na sua roupa.
"Levanta um pouco a cabeça"
"Vira o rosto um pouquinho mais prá lá"
"Não. Foi muito. Um pouco prá cá"
"Vou tirar. Não pisca"
É só falar não pisca que a gente pisca, já reparou? Ainda bem que hoje as máquinas são digitais, dá para ver o estrago na hora e fazer de novo.
Na terceira tentativa sai uma coisa mais ou menos horrorosa.
Como eu estou de saco cheio e sei que não vai melhorar muito, deixo assim mesmo.
As fotos estão na minha bolsa, amanhã vou lá na polícia federal.
O visto já é outra novela e depois do September Eleven, ninguém sabe.
Eu, que não sou legalmente casada e não tenho hollerith (é assim que se escreve?), não tenho lá muita certeza de que o meu visto vai sair. Já me deram outros antes, mas nunca se sabe... Se eles acharem que eu tenho cara de quem quer lavar pratos nos Estados Unidos nessa altura da vida, o que é que eu posso fazer?
Meu sobrinho tentou a semana passada e não deram. Tem 19 anos, está na faculdade e só queria passar as férias de fim de ano lá. Mais um prá odiar os Estados Unidos, ele ficou puto. E eles ainda perguntam porque é que o mundo todo tem tanta implicância com eles.
Depois eu conto a novela da entrevista.

Um comentário:

Anônimo disse...

foto prá passaporte e prá polícia são as únicas que você não precisa se preocupar em sair bem. A primeira vc já tá tão feliz de viajar que nem nota, a segunda, tão fudida que não faz diferença.