13.10.05

Zeitgeist

Desde que eu descobri o Zeitgeist do Google, através do blog da Rosana Hermann fiquei intrigada. Um bichinho passeando lá pelas conexões neuronais do meu cérebro.
Prá quem não sabe (quem sabe, me desculpe), Zeitgeist é o espírito do tempo, o "clima" de uma época, a posição do dial onde a maioria está sintonizada no momento.
Hoje, temos uma maneira muito eficiente de medir o Zeitgeist, com as buscas que as pessoas fazem na internet. Claro que ainda nem todo mundo tem, mas terá. Humm. O que pode significar isso?
Alguém leu a Trilogia da Fundação do Asimov, na adolescência? Quem leu conhece Hari Seldon, o matemático que, nos livros, é o pai da psicohistória. A psicohistória era a ciência da "previsão do futuro". Usando fórmulas matemáticas seria possível prever o movimento de grandes grupos populacionais. Humm. Sei não. Se pudermos medir com precisão o Zeitgeist (que antes era apenas um conceito filosófico e impalpável, criado, não tenho certeza, por Kepler - intelectuais de plantão, me ajudem!), será que não poderíamos prever estatisticamente o futuro? Prá quem achar que eu tô sci-fi demais, hoje, perdão. De vez em quando, me perco nesses pensamentos. Vai ver é o Zeitgeist.

3 comentários:

lu. disse...

Ola Dani,
Obrigado pela dica e por seu comentario. vc nao teria mais contatos aqui em londres nao, ne?
Abracos,
luciano.

Anônimo disse...

Muitas variáveis pra montar esta fórmula, mas acho que daria pra ser uma Mãe Dinah bem eficiente usando esta "ténica". E acho que a gente ia se dar bem dando consultoria (ô, modinha feia) sobre como melhorar a eficácia de suas previsões, porque nossa anteninha é power. A sua, então, nem se fale!!! A propósito, vamos começar a reformar uns galpões na Lapa de Baixo?

lu. disse...

De qualquer forma obrigado pelo carinh, dani.
Um grande beijo pra ti,
luciano.