16.8.05

Maquiavel II

Comecei a ler, mas é muito cedo para emitir qualquer opinião.
Transcrevo por enquanto, uma frase do Mandela (discurso de posse em 1994), que achei interessante.

Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...
Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E, a medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

Acho que às vezes a gente se faz de coitado para não assustar os outros, mas na maior parte do tempo o que a gente quer mesmo é provocar empatia e principalmente, não correr riscos.
A mediocridade é um terreno bem mais plano, ou não?

Um comentário:

Anônimo disse...

Caramba, essa doeu no "estrômigo"! E o que dizer de pessoas que, como eu e você, fazem o possível para passar desapercebidas e ainda assim "assustam" a humanidade? Que é que a gente faz? Sim, porque se a gente se diminuir um pouquinho mais, por mais que isso não transpareça, a gente acaba sumindo... Ó, dúvida!!!