30.9.05

Descriminalização do Aborto

Ontem foi mais um dia de blogagem coletiva do Nós na Rede, se você for lá no Duas Fridas ou na Denise Arcoverde encontra os links para todos os textos. Eu não participei, mas li alguns textos e queria dizer alguma coisa sobre o assunto.
Eu sou a favor da descriminalização do aborto por várias razões, mas as mais importantes são:
Acho que uma justificativa religiosa não cabe. Nem todas as pessoas são religiosas e o estado é laico, portanto não se pode criar uma regra que obrigue essas pessoas a agir de acordo com esses ou aqueles preceitos religiosos.
Cabe, sim, uma discussão ética, mas esta é longa e filosófica e permite uma série de conclusões, como qualquer discussão filosófica que se preze.
O maior motivo que vejo, na verdade, para a descriminalização do aborto é que ele existe de fato. E eu não acredito em tapar o sol com a peneira. Milhares de mulheres fazem. Todo mundo está careca de saber que, para quem tem dinheiro, existem clínicas onde a mulher tem privacidade, médico, anestesista e principalmente segurança. Só que para a maioria, essa não é a realidade. Para a maioria vale o comprimido que a amiga indicou, a conhecida da sogra da vizinha que faz de um jeito "seguro" e cobra baratinho, o chá da erva sei lá das quantas. Gente, isso é fato. Essas mulheres correm risco de vida. E não adianta dizer que falta planejamento familiar, informação, acesso ao péssimo sistema público de saúde, porque todo mundo sabe que falta mesmo. Temos que lidar com o problema real.
Ninguém, que tenha um pingo de bom senso acredita que o aborto seja uma solução fácil para qualquer mulher. Porque não é. Muito menos prega que o aborto seja usado como contraceptivo.
Acho, inclusive, que a descriminalização acompanhada de um programa de acompanhamento médico e psicológico, tende a diminuir a quantidade de abortos.
Nada, para o qual exista demanda, deixa de existir quando é tornado ilegal, vide drogas, prostituição, eteceteras e tales. Se tem gente que quer fazer e tem dinheiro prá pagar, tem alguém lá que faz. Todo mundo sabe disso. O que não significa que temos que nos resignar e sair por aí permitindo tudo. Mas significa que temos que pensar sobre esses assuntos com a cabeça livre de pré-conceitos para poder encontrar soluções que, de fato, ajudem as pessoas.

2 comentários:

Laura_Diz disse...

Daniela, vc disse o que eu diria, assino embaixo.
Está mto próximo do que eu penso, exatamente, eu colocaria tbm a hipocrisia, gosto de apontar como somos uma sociedade hipócrita. bjinhos, volte sempre. Ah já foi conhecer meu outro blog? hoje tm uma boa polemica lá. www.orientacaopsi.blogspot.com
Elianne/laura(ando confusa :))

Momento Descontrol disse...

Concordo em gênero, número e grau contigo.