21.9.05

Você tem fome de quê?



Assisti anteontem ao programa do Jamie Oliver no GNT. Prá quem não conhece, é um chef inglês. Ele se propôs a cozinhar por uma semana numa escola e tentar mudar a merenda escolar, a comida lá é uma porcaria que consiste em nuggets, purê de batata de caixinha, hamburgueres que parecem solas de sapato e similares. Gente, coitado... Primeiro ele sofreu prá conseguir cozinhar gastando 0,65 de dólar por porção e além disso nada do que ele fez, por enquanto, seduziu as crianças. A série continua, veremos. Mas me peguei pensando em como é que se forma o paladar e porque alguns seres humanos são chatos insuportáveis quando se trata de comida.
Aqui em casa, todos comem de tudo. Gostamos de comer e de cozinhar. Gostamos de experimentar coisas diferentes. Meu filho Mateus tem dez anos e tem paladar de adulto - não só experimenta qualquer coisa como prefere sabores mais para sofisticados do que para infantis. Prefere sashimi à nuggets, filé com molho de mostarda à hamburger, pizza de rúcula à de muzzarella. Não sei direito se temos algum mérito nisso. Algum, devemos ter, claro. Mas não tenho certeza se somos de todo responsáveis ou se a genética tem alguma participação nisso.
Mas, acho que o bebê, desde bem pequenininho deve ir se acostumando aos sabores diversos. Não acredito nesse negócio de leite materno e só. Leite materno, claro. Mas, também sucos, frutas, chás e mais tarde, comida. Do mesmo jeito que apreende os sons e imagens, precisa apreender os sabores, treinar o paladar.
É muito chato gente que não come nada. Os prazeres do viver estão nos sentidos e não consigo entender quem abdica do paladar. Tenho pena. Do mesmo jeito que tenho pena dos que não vêem ou não ouvem.
...................................................

Ontem assisti mais um capítulo da série. Nesse, ele tentou em uma escola para crianças menores e foi muito mais bem sucedido. No início todas fizeram careta, mas acabaram experimentando e gostando.
O garoto mais problemático tinha uma mãe que não sabia nem o que era manjericão, a pobre criança não tem culpa de comer só nuggets - calcula a comida dessa fulana como deve ser!

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse blog deveria se chamar ontem "Pausa para um maço de cigarro". Você não pode sair do ar assim, assim! Tá proibida, sem aviso prévio, ok?
Gosto dos programas do Jamie Oliver quando ele cozinha e recebe. Esses reality-show gosto menos. Beijos