5.10.05

Só prá esclarecer

Acham que eu ando apaixonada. São os posts que eu andei escrevendo. Não, não, não. Longe disso. Bem ao contrário. Faz uns dois meses que eu não me apaixono. E é justamente nessas horas que eu preciso e gosto de lembrar que eu já estive. Como eu disse ontem prá ela, fiz pós graduação em Estocolmo, mestrado em Zurique, doutorado em Praga em crises conjugais. E após 18 anos ao lado desse cidadão, sei que a paixão volta, qualquer dia desses.
Costumo comparar a paixão com um lugar. Feito casa nova de praia. No começo a gente vai lá toda hora, cheeeia de empolgação. Depois o entusiasmo passa e as visitas vão rareando, rareando. Não é que você não goste mais da casa, não é isso. Só não sente a mesma necessidade de ir lá a toda hora.
E aí, de repente, meio sem explicação, a vontade volta e lá estamos, apaixonados de novo.
Comigo funciona assim.
E quando não estamos apaixonados, o quê fazer? Nada. Conviver com educação e gentileza, tentar controlar o mau humor (nosso, claro, que é o único sobre o qual temos ligeiro domínio).
E quando estiver impossível, usar a sabedoria de traseira de caminhão: MANTER DISTÂNCIA. Passa gente, posso garantir. Não vale vender a casa no primeiro tédio ou chuveiro queimado.
E um dia você acorda, olha pro lado e vê aquele homem lá dormindo, suspira e pensa: Ai, ai, acho que eu estou apaixonada...
.........................................................

PS. Claro que eu estou subentendendo que há amor, afinidade, admiração. Senão, sou a primeira a gritar: Homem ao Mar!! Pula logo desse barco!
E escrevi esse treco aqui prá deixar bem claro que o meu casamento não é perfeito de maneira nenhuma. É. Simplesmente. Bom, péssimo, maravilhoso, mais ou menos. Como o de todo mundo.
E como diz a nossa amiga Luzia, vamos tocando o barco.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ou essa mulher quer me desacreditar ou é meio lelé. Como digo sempre: mulher é um bicho de um todo esquisito!

Anônimo disse...

Peeeeerfeito ! Acho que casamento "bem-sucedido" é sempre assim. A feliz união do amor com a paciência, com marés de paixão de vez em quando. No resto do tempo, amizade, afinidade e admiração, que são coisas boas demais também. ;o)

Anônimo disse...

Lindo seu post, Dani!

kellen disse...

Também adorei esse texto. Até me inspirou a escrever uma coisas que ando "matutando na cachola" sobre convivência... Dia desses eu escrevo! Bjs

Anônimo disse...

Boa analogia. Muito boa.

David

Anônimo disse...

Dani, tá ficando meio repetitivo, eu seu, mas o que é que eu posso fazer? Elogiar, ora bolas! Genial o texto; vou inclusive repassar. Inclusive pra pessoa marido. E o "mantenha distância" de pára-choque é um dos conselhos mais sábios que eu já escutei sobre casamento!
Beijo!