1.12.09

25 anos depois

E por causa de uma pergunta que uma pessoa me fez, eu fui procurar o livro do Roberto Freire, para ler de novo.

"Sem tesão não há solução"

E admito, me desviei do caminho, não sei bem onde, não sei bem quando.
Mas estou feliz, caminho do tesão devidamente retomado.

Um trechinho para vocês...

"E o que significa amar, além daquilo que explicam a fisiologia e a biologia? Não sei, não sei mesmo. Eu sinto, eu conheço, eu preciso, eu me delicio, eu me acabo por ele e com ele, mas não sei o que ele é. Porém, quando eu o uso como poder, contrariando sua natureza, sei perfeitamente no que ele se transforma: a maior e mais perigosa arma de chantagem autoritária que existe, através da qual se invalida o impulso da liberdade das pessoas, sobretudo enquanto amadas e amantes. A realidade, pois, é esta: pela chantagem amorosa, quando usamos o amor na forma de poder, podemos seduzir, dominar, nos apropriar, comandar, reprimir, castrar e até matar as pessoas, apenas com ameaças de retirada, com a própria retirada e com a perversão do nosso amor. Mas para que isso aconteça, para que possamos manipular a vida das pessoas que nos amam e que dependem de nós, elas necessitam supor que somos o melhor, o maior, o único amante possível em suas vidas.
Essa será a tarefa básica da sedução como instrumento de poder no amor."

Nenhum comentário: